Belo-jardinenses parabenizam prefeito Gilvandro Estrela por promover saúde e bem-estar com mutirão de mamografia

publicado: 15/10/2024 11h29,
última modificação: 15/10/2024 11h46

Cerca de 160 mulheres foram beneficiadas pelo serviço que é ofertado, a cada dois meses, no município

Buscando levar saúde para todos e reafirmar o compromisso com a população belo-jardinense, o prefeito Gilvandro Estrela promoveu, este mês, um mutirão de mamografias gratuitas em Belo Jardim. Cerca de 160 exames foram realizados, numa unidade móvel, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O mutirão acontece a cada dois meses e ajuda as mulheres a prevenir ou identificar nódulos no seio que possam evoluir para o câncer de mama, um dos mais incidentes no Brasil.

“Eu, como uma senhora de quase 70 anos, só tenho a agradecer pela atenção e cuidado da gestão, pois sei que na minha idade é comum que doenças apareçam, mas com exame de prevenção tudo fica mais seguro. Ter uma boa saúde é o mais importante”, agradeceu a doméstica, Júlia Torres.

Para fazer a mamografia a paciente precisa levar a solicitação do exame, emitido em uma das unidades básicas de saúde (UBS’s) do município, além do cartão SUS, RG e CPF. A mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos de idade e pode detectar alterações na mama de maneira precoce. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deverá registrar mais de 700 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025, por isso o exame preventivo é de extrema importância.

“Sabemos da importância desse exame para que as mulheres possam prevenir e identificar o câncer, por isso nós disponibilizamos a mamografia gratuita para todas essas belo-jardinenses, garantindo o acesso à saúde e qualidade de vida. Seguiremos cuidando de todos e trabalhando na construção de uma nova história para Belo Jardim”, destacou Gilvandro Estrela.