Belo Jardim realiza diversas ações voltadas para o Outubro Rosa

publicado: 04/10/2021 20h12,
última modificação: 04/10/2021 20h12

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar, durante todo o mês de outubro, diversas ações voltadas para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

As atividades tiveram início, na última sexta-feira (1º), com a distribuição de camisetas alusivas ao tema para diversos setores da gestão municipal, câmara de vereadores e as empresas Moura, Palmeiron, Natto e Favorito. No período da noite, o Hospital Júlio Alves de Lira e a UPA 24h receberam iluminação na cor rosa para marcar as atividades do Outubro Rosa.

Durante todo o mês, as unidades de saúde da rede municipal estarão realizando o Dia D, com palestras, lanches, citologia e exames nas mamas. Nos dias 14 e 15 de outubro, o caminhão Amigo do Peito, com exames gratuitos de mamografia, voltará a Belo Jardim para realização do exame. Por conta da demanda neste mês, em todo o estado, foram ofertadas apenas 160 vagas (80 por dia) para o município. Mas ele retorna à cidade, nos dias 11 e 12 de novembro.

Também haverá o Dia D de ultrassonografia para as mulheres belo-jardinenses realizarem a ultrassom das mamas e a endovaginal.

“Nosso objetivo é fazer a detecção precoce do câncer de mama ou do colo do útero e cuidar a tempo. Preservar a saúde das mulheres de Belo Jardim é missão da gestão Gilvandro Estrela e estamos empenhados em fazer disso um padrão, em nossa passagem pela saúde do município. E não apenas no Outubro Rosa, mas o ano inteiro”, disse a secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.