Belo Jardim implanta Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de olho no Selo Unicef

publicado: 08/02/2022 18h46,
última modificação: 08/02/2022 18h46

Ação faz parte dos pré-requisitos para certificação inédita do município

Será realizada, nesta quinta-feira (10), às 15h, a primeira reunião de implantação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), uma das etapas do Selo UNICEF, que o município iniciou o processo e segue em busca da certificação internacional inédita. O evento seguirá todos os protocolos sanitários exigidos de combate à Covid-19 e será restrito a convidados, na sede do CREAS, no bairro Ayrton Maciel.

Em Belo Jardim, o NUCA é um trabalho intersetorial desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Juventude. Além de representantes das duas pastas, o núcleo é composto por adolescentes de 12 a 17 anos que se organizam em rede, discutem questões importantes para o desenvolvimento pessoal e social, participam de ações que desenvolvem competências e ajudam na inserção cidadã através de políticas públicas do diálogo e do apoio do poder público municipal.

“Nesta etapa, vamos implantar o NUCA e seguiremos a programação, na próxima semana, com a realização do I Fórum Comunitário, que terá a participação dos jovens que fazem parte do núcelo para ajudar na elaboração e aprovação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente”, explica o articulador municipal do Selo Unicef – Edição 2021-2024, Ricardo Nunes.

Além de Belo Jardim, outros 2.022 municípios de 18 estados iniciaram o processo de certificação do selo na edição 2021-2024. Conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Selo UNIFEC reconhece as cidades que estabelecem políticas públicas eficientes para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem nas regiões da Amazônia e do Semiárido Nordestino.

A metodologia do selo inclui, entre outros pontos, o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações robustas que ajudem os municípios a cumprirem a Convenção sobre os Direitos da Criança, e que, no Brasil, é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na edição 2021-2024, os municípios que iniciaram o processo se comprometeram a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade; desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional; prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; e famílias vulneráveis que recebam atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Serviço:
Implantação do NUCA
Data: 10/02/2022 (quinta-feira)
Local: sede do CREAS (Rua Antônio Franklin Cordeiro, nº 32 – Ayrton Maciel)