Belo Jardim disponibiliza transporte para gestantes e puérperas se vacinarem contra a Covid em Caruaru

publicado: 17/05/2021 11h38,
última modificação: 17/05/2021 11h38

Determinação é da Secretaria Estadual de Saúde e o agendamento deverá ser feito na UBS que acompanha as pacientes ou por telefone

Com a suspensão da vacina Astrazeneca/Oxford para gestantes e puérperas, o Ministério da Saúde liberou a vacina da Pfizer. No entanto esse imunizante tem uma logística diferente das demais devido ao seu processo de acondicionamento. Com isso, por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, todas as vacinas liberadas foram centralizadas em Caruaru e divididas por dia para os municípios.

As datas para as gestantes e puérperas de Belo Jardim são nestas terça (18) e quarta (19). E a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Nacional de Imunização – PNI, vai disponibilizar transporte para levar as grávidas e puérperas para Caruaru.

Elas devem confirmar a ida junto à UBS que a atende e, caso seja de área sem unidade de saúde, devem agendar a ida através do telefone (81) 3411.1600. As grávidas e puérperas que não quiserem ir no transporte da prefeitura, devem informar também que vão em transporte próprio.

A vacinação da Pfizer será aplicada em duas doses, com intervalo de 12 semanas entre elas, e foram disponibilizadas 432 doses para as belo-jardinenses. Para se vacinar é preciso levar: Gestantes: cartão da gestante, RG, CPF e cartão SUS e Puérperas: certidão de nascimento da criança, RG e CPF. As gestantes e puérperas que tomaram a vacina contra gripe há menos de 15 dias, devem aguardar um novo agendamento.

O ônibus sairá, às 8h, em frente ao SESI. Assim que todas as gestantes programadas forem imunizadas, o ônibus retornará ao município. O Centro Regional de Vacinação Covid-19 funciona dentro do Espaço Cultural, ao lado do Pátio de Eventos de Caruaru. O horário de atendimento é das 7h às 19h.