Belo Jardim debate sobre construção de uma nova saúde durante a IX Conferência Municipal de Saúde

publicado: 15/10/2021 17h32,
última modificação: 15/10/2021 17h32

A cidade de Belo Jardim realizou, nesta sexta-feira (15), a IX Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório do Hotel Asa Branca e contou com a participação do prefeito do município, Gilvandro Estrela; da secretária de Saúde, Aline Cordeiro; da secretária de Juventude, Letícia Severo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tânia Pedrosa; além de trabalhadores da saúde e membros da sociedade civil.

“Fico muito satisfeito em participar desta conferência e saber que nela será definido os rumos da saúde em nosso município pelos próximos quatro anos. A saúde é prioridade em minha gestão e buscar a melhoria dela, só casa com o que sonho para Belo Jardim: uma saúde de qualidade e respeito aos usuários”, comentou o prefeito Gilvandro Estrela.

A IX Conferência Municipal de Saúde teve como tema central “Construindo uma nova Saúde: Garantia de acesso e respeito ao seu direito” e recebeu o ex-secretário de Saúde de Caruaru e pós-doutor em Saúde Pública, Francisco Santos, para palestrar sobre o assunto. Ele trouxe sua experiência como gestor público e indicou caminhos, através de teses e experimentos bem sucedidos na Capital do Agreste, que podem contribuir para a saúde de Belo Jardim.

“Me deparo com uma cidade que já investiu muito nestes primeiros meses de gestão. A conferência chega para solidificar ainda mais esse processo e colocar os participantes na história da saúde do município por tudo que pode ser definido hoje”, disse o palestrante.

A Conferência acontece a cada quatro anos e tem o objetivo de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde pelos próximos quatro anos.

“Tivemos as pré-conferências e a participação de toda nossa população nas respostas de um questionário on-line. O consolidado destas informações foi o guia para planejar as diretrizes do Plano Municipal de Saúde, visando à garantia da melhoria dos serviços que são oferecidos ao cidadão. Esse envolvimento ajuda no fortalecimento da saúde em nosso município”, explicou a secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Saúde e seguiu todos os protocolos sanitários e ainda disponibilizou teste rápido de swab para os participantes.