Belo Jardim consegue desafogar unidades hospitalares com atendimento na Atenção Básica

publicado: 16/06/2021 17h59,
última modificação: 16/06/2021 17h59

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, comemora o desafogamento da UPA 24h e do Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL) para atendimentos considerados básicos, ou seja, aqueles que podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, Belo Jardim possui 21 unidades básicas de saúde, sendo oito delas na zona rural. A população pode procurar os atendimentos em cada unidade que fique próximo a sua residência.

Em janeiro, a UPA 24h e o HJAL registravam, em média, cinco mil atendimentos. Com a reestruturação das unidades básicas, a população passou a buscar os atendimentos iniciais, nas próprias UBS’s, levando a Secretaria Municipal de Saúde a registrar, em maio, três mil atendimentos nas unidades especializadas de urgência e emergência.

“Tudo isso se deve, esses números e esses resultados, a um trabalho em equipe que vem sendo desempenhado pela Atenção Básica, principalmente pelas enfermeiras junto às suas comunidades. É um trabalho de formiguinha, como dizem, mas com isso vamos ganhando indicadores e subindo degraus que lá na frente se transformarão em benefícios para Belo Jardim”, explicou a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

Os benefícios que ela se refere, são resultados de uma avaliação, que é feita a cada quatro meses, e quando a Atenção Básica consegue cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a pontuação alcançada é transformada em recursos financeiros que voltam para o município.

As unidades básicas de saúde estão aptas a realizar: consultas médicas; exames laboratoriais colhidos nos próprios postos; aplicação de vacinas em crianças, idosos e adultos; citologias (exame de lâmina), para prevenção do câncer de colo do útero e com entregas em 20 dias; exame clínico das mamas e, quando necessário solicitará o exame de mamografia ou ultrasson das mamas; realização de pré-natal; os pacientes com suspeita de COVID 19 devem procurar os postos para notificação e marcação do exame e ter assistência médica e de enfermagem.

As unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem fechar para o almoço. Os bairros que não possuem unidades básicas de saúde, podem buscar atendimento na Policlínica Professor Ulisses Lima.