Aumento das muriçocas em Belo Jardim: prefeitura esclarece causa e medidas adotadas

publicado: 07/02/2024 10h12,
última modificação: 07/02/2024 10h12

Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Belo Jardim concedeu uma entrevista à Rádio Bitury buscando esclarecer à população o motivo do recente aumento de muriçocas na região. A secretária de Saúde, Aline Cordeiro, e o coordenador da Vigilância Ambiental, Nilson Monteiro, forneceram informações sobre as causas e as medidas adotadas para enfrentar esse problema. Inclusive, hoje, três máquinas estarão percorrendo a cidade em carros do fumacê, realizando o serviço nos bairros São Pedro, Edson Mororó Moura, Pontilhão e Floresta.

O aumento das muriçocas tem sido atribuído à limpeza do rio Bitury. Durante o processo de limpeza mecanizada do rio, a água suja ficou estagnada por um período e, com as primeiras chuvas, houve transbordamento para o rio, transportando sementes de vegetação aquática. Isso proporcionou condições para a reprodução acelerada dos mosquitos.

Para enfrentar essa situação, a prefeitura está realizando a limpeza da vegetação de forma mecanizada e manual, com o roçamento das áreas afetadas. As áreas próximas ao Atacadão e ao Parque Janelas para o Rio até o Pontilhão foram identificadas como os pontos mais críticos e estão sendo alvo das ações de limpeza.

Além disso, a prefeitura está intensificando o combate às muriçocas por meio do uso de produtos como o larvicida biológico, que é aplicado nos carros fumacê que percorrem os bairros da cidade. Um cronograma detalhado foi divulgado nas redes sociais da prefeitura, indicando os dias e horários em que os carros fumacê estarão operando em cada localidade.

Apesar das medidas adotadas, é previsto que nos próximos 8 a 10 dias ainda haja uma presença significativa de muriçocas na cidade. Por isso, a gestão municipal solicita a cooperação dos moradores para não jogar lixo no rio Bitury, evitando, assim, a proliferação desses insetos.

Em algumas áreas onde a prefeitura realizou a limpeza, foi constatado um alto índice de lixo retirado. Com um esforço conjunto, espera-se controlar a situação e garantir um ambiente mais saudável e tranquilo para todos.