Após trabalho do COMDEC, Belo jardim é reconhecido por órgão nacional e poderá ter acesso a recursos federais

publicado: 29/01/2021 18h11,
última modificação: 29/01/2021 19h30

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, que nomeou nesta quinta-feira (28), os novos membros para a diretoria do Conselho Municipal de Defesa Civil de Belo Jardim – COMDEC, já vem colhendo frutos. É que a equipe, antes mesmo de tomar posse, realizou um trabalho de atualização de dados do município, junto a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco-CODECIPE.

Belo Jardim vinha com seu cadastro desatualizado, o que comprometia para que, em situação de emergência ou estado de calamidade pública, o Governo Federal agisse. Após trabalho intensivo da prefeitura e sua equipe, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu o município com uma das cidades aptas a receber auxílio.

O secretário de Agricultura, Francisco das Chagas destacou o “excelente trabalho do COMDEC de Belo Jardim, na coordenação de Alcides Campos e José Roberto. Vamos sair em campo para trazer benefícios, através desse decreto do governo, com relação também a estiagem, para favorecer a população e ainda mais, o homem e mulher do campo”, afirmou.

Belo Jardim poderá ter acesso aos recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população, como água em situação de estiagem e recuperação de infraestruturas danificadas.

A confirmação saiu no Diário Oficial da União, na portaria n°141, de 26 de janeiro de 2021, publicada ontem. O governo Gilvandro Estrela é formado por profissionais competentes e capacitados para desenvolver ações de seguridade e assistencialismo para os belo-jardinenses.

Foto: TV SBUNA