Agricultura familiar: Belo Jardim homologa a primeira etapa do Garantia-Safra para o ano de 2022; confira

publicado: 15/02/2022 14h44,
última modificação: 15/02/2022 14h48

A Secretaria de Agricultura de Belo Jardim homologou, ontem (14), o Programa Garantia-Safra referente ao ano de 2022, na sede do Sindicato Rural do município. Ao todo, o programa concederá, na primeira etapa deste ano, uma renda de R$ 340 mil que beneficiará 400 agricultores já definidos.

“É motivo de alegria contribuir para que vocês, agricultores, tenham o seu direito garantido. Nosso objetivo é que outros possam ser beneficiados pelo programa e, quanto mais tiver, mais terá o meu apoio”, declarou o prefeito, Gilvandro Estrela, ao participar do encontro com representantes da pasta para celebrar a adesão do município em mais um ano.

Em Belo Jardim, podem receber o benefício agricultores familiares que plantam de 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca e que possuam Declaração de Aptidão (DAP) ativa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Recebem o benefício os agricultores que ganham até um salário mínimo e meio, com o pagamento sendo disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.

Para o secretário de Agricultura, Francisco das Chagas, que também é agricultor, o programa proporciona um seguro para a classe. “O Garantia-Safra é um projeto que atende aos agricultores da nossa cidade e é uma forma de trazer uma segurança em relação às safras que podem ser perdidas. É uma satisfação muito grande ter conseguido trazer esse benefício para Belo Jardim, junto com o prefeito Gilvandro Estrela, pelo segundo ano consecutivo”, afirmou.

O Garantia-Safra é um programa do Governo Federal que garante condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perdas severas de safra em razão de estiagem ou enchentes. Somente em dezembro de 2021, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 432 mil agricultores familiares brasileiros foram beneficiados em 624 municípios nos sete estados que recebem o valor que é pago em parcela única.