Agosto Lilás finaliza ações com Dia D de atendimentos às mulheres de Belo Jardim

publicado: 01/09/2021 15h41,
última modificação: 07/03/2022 11h47

Depois de um mês inteiro dedicado à campanha Agosto Lilás, que aborda sobre a importância da prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher realizou, nesta terça-feira (31), a culminância das ações, com um Dia D repleto de atividades e atendimentos às belo-jardinenses.

“Precisamos cada vez mais debater sobre o assunto e estudar ações que minimizem o sofrimento dessas mulheres. Não precisamos tratar, precisamos prevenir para que casos de violência contra a mulher não aconteçam”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.

Durante todo o dia, na sede da própria Secretaria, foram realizados atendimentos psicológico, jurídico e social, serviços de beleza, distribuição de brindes, atualização e solicitações de documentos pessoais, planejamento familiar, citologia, testes de saúde, entre outros. A ação teve parceria com as secretarias de Assistência Social e de Saúde.

“No dia da culminância do projeto, tivemos várias ações voltadas para a mulher e trabalhamos o autocuidado de cada uma. Em um balanço percebemos que só na parte do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA tivemos por volta de 73 atendimentos, fora os outros que foram igualmente utilizados. Tivemos a certeza de êxito do dia em sua totalidade”, explicou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Luciene Gomes, para depois complementar: “Para abrilhantar ainda mais o dia, tivemos a participação da Coordenadora Regional do Agreste, Betânia Ribeiro, representando a Secretaria da Mulher de Pernambuco, que nos agraciou com uma fala de empoderamento e sensibilização da necessidade de que a sociedade como um todo entre na batalha pelos direitos violados da mulheres vítimas de violência doméstica e qualquer outra em situação de vulnerabilidade”.

A partir de agora, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher vai continuar atuando no enfrentamento e prevenção a violência bem como continuar desenvolvendo políticas voltadas para as mulheres na sua capacitação profissional, exemplo é o projeto “Dona de Mim”, que terá o lançamento oficial neste mês de setembro.