Agentes Comunitários de Saúde recebem kits de fardamento após quase 10 anos

publicado: 02/08/2021 21h23,
última modificação: 02/08/2021 21h23

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta segunda-feira (02), uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para entrega dos kits de fardamento e material de expediente. O encontro aconteceu na Escola Centro Comunitário Municipal Castelinho. Por conta das restrições pandemia, este foi o primeiro encontro direto entre os ACS’s e a gestão municipal.

Pela quantidade de pessoas, o evento foi dividido em dois dias. Nesta segunda-feira, participaram os agentes que atendem as comunidades de: Santo Antônio; Cohab I e II; Tereza Mendonça; Maria Cristina; Frei Damião; Lagoa; Pontilhão, Floresta e José Barbosa Maciel (Viana & Moura da BR). Na terça (03), participarão os agentes comunitários de Xucuru; PACS Xucuru; Serra do Vento; PACS Rural; Água Fria; Santa Luzia; Raiz; Vila Nova; São Pedro, Euno Andrade (Viana & Moura da Faculdade) e Taboquinha.

De acordo com a secretária de Saúde, Aline Cordeiro, há quase 10 anos a equipe não recebia o fardamento. Na ocasião, também foi falado sobre o salário do mês de dezembro destes profissionais que não tinha sido pago pela antiga gestão e já foi pago pela equipe de Gilvandro Estrela. “Dá pra ver a felicidade deles em ter recebido o atrasado e em conseguir receber o salário dentro do mês trabalhado”, disse a secretária que apresentou todas melhorias que estão sendo feitas na Atenção Básica e nas condições de trabalho deles.

Os Agentes Comunitários de Saúde são as pessoas da secretaria que realizam as visitas domiciliares, que ouvem os relatos da comunidade, que identificam os problemas de saúde e informam a real necessidade de cada cidadão.

“Este é um momento importante para nossos servidores que têm papel importante na identificação das necessidades da comunidade. Essa é uma forma de gratidão pela atenção prestada por eles à população belo-jardinense”, disse Estrela.

O encontro também contou com a palestra “Trabalho em equipe” ministrado pela diretora de monitoramento da Prefeitura de Belo Jardim, Renata Falbo e contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela; da secretária de Governo e Articulação Política, Joedna Souza; da secretária de Saúde, Aline Cordeiro; da secretária executiva da Atenção Básica, Adriane Maciel e a coordenadora da Atenção Básica, Janailma Souza.