De acordo com um levantamento, somente no mês de setembro, cerca de 1060 jovens foram beneficiados pelas ações da Secretaria de Juventude. As ações foram voltadas para a oferta de cursos profissionalizantes e para palestras de conscientização sobre o Setembro Amarelo.
A secretaria de Juventude destacou sobre a qualificação profissional, que é um requisito importante quando se está na busca por um emprego e enfrentando os processos seletivos. Pensando nisso, a secretaria desenvolveu e ofertou alguns cursos profissionalizantes, visando proporcionar melhorias no currículo dos jovens belo-jardinenses. Os cursos ofertados foram Iniciação Básica em Inglês, Curso de Planilha Eletrônica – Excel (SENAI), Curso de Organização do Trabalho e Gestão (SENAI), Curso de Teatro (SESC) e Curso de Violão (SESC).
Além disso, com foco na saúde mental e na redução dos altos índices de suicídio entre os jovens, a secretaria também realizou palestras sobre o Setembro Amarelo nas escolas da rede pública de ensino, contemplando a Escola Técnica Estadual Edson Mororó Moura (ETE); Escola de Referência em Ensino Médio De Belo Jardim (EREMBJ); Escola de Referência em Ensino Médio João Monteiro de Melo; Escola Professor Donino; Escola de Referência em Ensino Médio Bento Américo e Escola Municipal Doutor Sebastião Cabral.