Ação pioneira em Belo Jardim implanta análise microbiológica nas águas distribuídas pelo Exército

publicado: 06/04/2021 14h08,
última modificação: 06/04/2021 14h08

As águas distribuídas pela Operação Carro Pipa, gerenciada pelo Exército Brasileiro, agora passam por análise microbiológica em Belo Jardim, para sustentar um consumo seguro e de qualidade. Este trabalho pioneiro, só foi possível graças aos esforços da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, protagonizado pela Defesa Civil Municipal, que acompanha este serviço de perto.

A principal preocupação quanto à qualidade da água está certamente relacionada ao consumo humano. Evitando riscos para a saúde, pela contaminação por agentes nocivos, não vistos a olho nu. É por essa razão que a avaliação da água é tão importante.

Os ensaios laboratoriais são realizados mensalmente em uma empresa particular e também pelo município, via Secretaria de Saúde. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Alcides Campos, explica que a coleta da amostra de água é feita diretamente da fonte fornecedora até as cisternas abastecidas e a equipe municipal acompanha todo o processo.

O secretário da pasta, Francisco das Chagas, afirma que os resultados obtidos são enviados ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Governo Federal, ao Operação Carro-Pipa do exército e a Secretaria de Saúde, no setor de Vigilância em Saúde e a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE).