A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Defesa Civil Municipal e em parceria com o Grupamento de Bombeiros Arcanjo, realizou nesta terça-feira (16) uma inspeção na antiga fábrica de ração da Marfisa, no caminho para o Viana & Moura da Faculdade, onde há enxames de abelhas africanizadas. Constatou-se que a retirada imediata não poderia ser feita devido ao risco de desabamento da estrutura. Por medida de segurança, a área foi isolada para impedir o acesso de terceiros até que seja definida a forma mais adequada de intervenção.
Esclarecemos que o ataque registrado na última semana foi provocado pela ação indevida de pessoas que tentaram atear fogo no local. Essas abelhas estão por lá há anos; entretanto, o fogo as agitou, chegando a atacar até um animal de grande porte, uma égua, evidenciando o risco real para todos. Práticas dessa natureza são extremamente perigosas e não devem ser repetidas.
Com o isolamento realizado hoje, o objetivo é prevenir novos incidentes e proteger a população. A medida permanecerá em vigor até que os órgãos especializados adotem a solução definitiva para o caso, considerando tanto a segurança estrutural quanto a preservação ambiental.
Por fim, informamos que a rodovia já foi liberada para o tráfego, uma vez que não houve a retirada do enxame e, portanto, as abelhas não foram novamente agitadas. Estudos de viabilidade para a remoção segura continuam sendo realizados.


