Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude, realizou a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mulheres em Movimento: Por mais direitos, participação e autonomia em Belo Jardim”, a conferência reuniu cerca de 100 mulheres do município, tanto da sociedade civil quanto do poder público, e debateu assuntos de interesse da classe, como igualdade de gênero, violência doméstica e construção de políticas públicas.
A programação iniciou às 9h, no Hotel Lacazzona, com um café da manhã e entrega de kits de boas-vindas para cada participante, contendo ecobag, pasta com o regimento da conferência, caneta, panfleto e bloco de anotações. A conferência seguiu ao longo do dia com uma palestra intermediada por Rihanna Berg, da Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco, debates sobre os cinco eixos de discussão, almoço, apresentação e eleição das propostas apresentadas, além da eleição das seis delegadas e suplentes que representarão Belo Jardim na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.
Os cinco eixos de discussão foram: 1) Poder e Participação das Mulheres: Conquistas, Desafios e Estratégias de Ampliação; 2) Políticas Públicas para as Mulheres: Implementação, Financiamento, Desafios Territoriais e Controle Social; 3) Enfrentamento das Violências contra as Mulheres: Avanços Legislativos, Mecanismos de Proteção e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento; 4) Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos: Pilares para a Igualdade e o Desenvolvimento; 5) Mulheres, Diversidades e Interseccionalidades: Construindo Políticas Inclusivas.
“Momentos de cidadania como essa conferência existem para a gente traçar metas e ouvir nossas mulheres. Assim, levamos essas propostas para as esferas públicas – municipal, estadual, nacional e federal – e também para que possamos entender as necessidades individuais de cada uma. Nós estamos aqui para servir e oferecer o melhor às mulheres belo-jardinenses”, declarou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude, Letícia Severo.





