Profissionais e pacientes dos Caps de Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Poção e Sanharó estiveram presentes
Em defesa do direito das pessoas com transtornos psicológicos, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) da Prefeitura de Belo Jardim realizou, nesta sexta-feira (17), a 1ª Caminhada Alusiva à Luta Antimanicomial, que tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade do cuidado e tratamento em liberdade, além do combate a qualquer tipo de violência contra esses pacientes.
“Essa caminhada é um momento muito importante para nós porque queremos chamar a atenção da população para a realidade cruel da internação em manicômios e trazer ao entendimento público que transtornos mentais são tratáveis, possibilitando a evolução dos pacientes, que podem sim e devem ser inseridos em sociedade”, enfatizou a coordenadora do Caps II de Belo Jardim, Acidália Grasielly.
Mais de 150 pessoas participaram do evento, que contou com a presença de profissionais e pacientes dos Caps de Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Poção e Sanharó. A concentração aconteceu na Praça Desembargador João Paes, onde foi distribuído picolé e água para os pacientes. A caminhada percorreu as principais ruas de Belo Jardim, seguindo da Praça até o Parque Janelas Para o Rio (Parque do Bambu).
“O Caps pra mim é uma segunda casa e não só pra mim, mas para todos que recebem essa grande ajuda. Se não fosse pelo Caps nós poderíamos estar num manicômio, como eu já estive, me sentindo presa. Hoje, nós recebemos atendimento e temos liberdade”, destacou a paciente do Caps II de Belo Jardim, Dora Gama.
No Parque, um momento de saúde e lazer foi realizado com ginástica laboral, karaokê, dança e distribuição de pipoca, algodão doce e cachorro-quente.