Balanço 2022: ações da Secretaria de Política Públicas para a Mulher garantiram economia, proteção e empoderamento feminino

publicado: 02/01/2023 14h57,
última modificação: 02/01/2023 14h59

Em 2022, a Secretaria de Política Públicas para a Mulher de Belo Jardim realizou 1.332 atendimentos. Números fazem parte do relatório quantitativo mensal da unidade, que contabiliza serviços realizados por equipe técnica, como serviço de assistência social, jurídico e psicológico no combate aos mais diversos tipos de violências, seja física, psicologia, moral, sexual, patrimonial, entre outros.

Com objetivo de romper com o ciclo de violência doméstica, informar os aspectos da Lei Maria da Penha e canais de denúncia, foram realizadas palestras, rodas de conversa e panfletagem na zona urbana e rural, além de outras ações de empoderamento feminino, como oficinas na comunidade Quilombo Barro Branco.

Se tratando de valores financeiros, a secretaria economiza em aluguel R$ 14.400 por ano, após adquirir sede própria, localizada na Rua Adjar Maciel, n° 26, no Centro. A Patrulha Maria da Penha, que fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas e de segurança, foi ativada no município através da política Militar e recebe apoio da secretaria, ajudando mulheres assistidas da pasta.

Segundo a secretária Amanda Farias, o ano de 2022 foi de muitos desafios e mudanças na pasta. “Mas conseguimos avançar muito quando se fala de políticas para as mulheres. A expectativa para 2023 é que possamos nos aproximarmos mais das comunidades da zona rural, ampliando nossos serviços já existentes, atuando no fortalecimento da rede de proteção, assim como uma atenção especial as mulheres que precisam ser inseridas no mercado de trabalho”, afirma.