A Secretaria de Saúde de Belo Jardim divulga o balanço das atividades durante mais um ano do Governo Gilvandro Estrela, com um grande avanço em obras e no volume de atendimentos em praticamente todos os setores, entre outras ações possíveis graças à organização financeira e o auxílio de recursos federais e próprios.
Em 2022, inauguramos a Clínica Materno Infantil Conceição Moura; as 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município passaram por manutenção predial e requalificação de mobílias e equipamentos, se destacando as grandes reformas das UBSs de Serra do Vento, Xucuru, Água Fria e do bairro Bom Conselho. Houve 640 exames através do carro de mamografia.
Foram adquiridos 12 aparelhos de Raio-X Odontológicos e 4 de Ultrassom para profilaxia/limpeza e raspagem/remoção de tártaros para as UBSs; o serviço dos Agentes Comunitários de Saúde foi informatizado, com investimento de R$ 166.845 na compra de 150 tablets; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) conquistou uma ambulância de suporte básico e outra Semi-UTI, além de uma van e dois carros ônix para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Até começo de dezembro, a Atenção Básica registrou 102.978 consultas de nível superior e 287.260 visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde; a UPA 24H, 74.671 atendimentos de urgência e emergência, exames de Raio X e 112.740 exames laboratoriais; no Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL), 223 procedimentos cirúrgicos e 256 partos vaginais e cesáreos; cerca de 960 atendimentos médicos através do Mutirão Itinerante, que leva saúde às áreas de difícil acesso.
A secretária de Saúde, Aline Cordeiro, analisou: “Fechamos 2022 de forma satisfatória na saúde. Foi um ano de muito trabalho e superação. O nosso compromisso em oferecer à população belo-jardinense serviços de qualidade, humanizados e mais obras, seguirão para 2023”, garantiu.