A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação já começou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacinação Severina Parteira. A Secretaria de Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) espera ampliar as coberturas vacinais, até o dia 9 de setembro, de crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia, em 20 de agosto.
Poliomielite: As crianças menores de 1 ano serão vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, já as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido às três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
As crianças menores de um ano (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.
Multivacinação: Tem o objetivo de atualizar os esquemas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em atraso ou programados para serem vacinados no período da campanha, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação.
O propósito da campanha é de manter o País livre da Poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, protegendo a população contra doenças, visto que o cenário que estamos vivendo é de baixas coberturas vacinais e a regresso do Sarampo, além do risco de reintrodução da poliomielite.