Espaços receberão novos equipamentos e se tornarão unidades mais eficientes e com mais conforto às mães e gestantes
O Hospital Júlio Alves de Lira, de Belo Jardim, está passando por obras de requalificação e ganhará um Centro Obstétrico para dar às gestantes comodidade e privacidade em um local acolhedor e, ao mesmo tempo, seguro para a mães e bebês. Nesta quarta-feira (13), o prefeito da cidade, Gilvandro Estrela, e a secretária de Saúde, Aline Cordeiro, conferiram de perto a obra da nova ala, que deve ficar pronta nos próximos 30 dias.
Após a reforma, o espaço também ganhará novos equipamentos, como incubadora de transporte, berço aquecido, mobília para os funcionários que trabalham nessa área, um local para que as gestantes tomem banho de sol e uma banheira específica para realização de parto na água. Esta última, ferramenta exclusiva, presente em poucos hospitais da região.
Segundo especialistas da área de saúde, a principal vantagem do parto na água é a diminuição da dor durante o trabalho de dar à luz e possibilidade de evitar o nascimento por cirurgia tipo cesárea (mais invasiva e com pós-operatório mais delicado), promovendo um parto mais humanizado e menos traumático para a mãe e a criança.
No bairro Airton Maciel, a Clínica da Mulher Conceição Moura também está passando por reforma e será transformada na Clínica Materno Infantil. Além de acolher as mulheres, a unidade focará os serviços no cuidado das crianças e adolescentes e terá, ainda, uma sala de vacinação para atender as áreas descobertas do município, tirando essa atividade do Posto de Vacinação Severina Parteira, que será apenas um centro de distribuição.