Usuários do Bolsa Família devem ficar atentos para a nova portaria de atualização cadastral

publicado: 23/03/2023 10h11,
última modificação: 23/03/2023 10h15

A Secretaria de Assistência Social informa que o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou uma portaria que permite que pessoas que se cadastraram irregularmente no Programa Bolsa Família solicitem a exclusão do Cadastro Único pelo aplicativo ou computador, evitando sobrecarga nos postos de atendimento. A nova funcionalidade está ativa todos os dias das 7h às 21h. Devem solicitar a exclusão apenas os cadastros que omitiram informações de renda e/ou das pessoas que informaram morar sozinhos, mas, na verdade, moram com familiares.

Além disso, é possível procurar a sede do Cadastro Único, localizado no Centro Social Urbano (ao lado da Delegacia de Polícia Civil) ou os pontos de atendimento nos CRAS, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, para solicitar a exclusão. A averiguação dos cadastros será feita até dezembro de 2023. Fique atento às mensagens de extrato e SMS.

Quem permanecer cadastrado com a informação de que mora sozinho, mas reside com a família, e recebendo de forma irregular o benefício, estará sujeito a penalidades, como devolução dos valores recebidos.