A quarta e última noite da 56ª edição da Festa das Marocas, realizada nesta segunda-feira (7), contou com uma programação que reafirmou o evento como um dos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco. Promovida pela Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, a noite de encerramento no Polo Principal foi marcada por grandes apresentações, que embalaram o público e encerraram o ciclo junino no estado com emoção e muita música.
Subiram ao palco os artistas Ramon Ferraz e PV Calado, jovens talentos que representam a nova geração da música regional. Em seguida, o poeta e cantador Flávio Leandro trouxe a força da cultura nordestina com um show carregado de poesia e identidade. Encerrando a noite com chave de ouro, Zé Vaqueiro fez uma apresentação consagradora, levando a multidão ao delírio com seus grandes sucessos, como “DNA do Mato” e “Pancada de Mulher”.
O prefeito Gilvandro Estrela comemorou o sucesso da festa e destacou sua importância para o município: “A Festa das Marocas é um orgulho de Belo Jardim. Um evento que movimenta a cidade, gera emprego, renda, aquece o comércio e faz a economia girar. Além disso, é um espaço onde nossos artistas locais têm a oportunidade de mostrar seus talentos e seus trabalhos para um grande público. É cultura, tradição e desenvolvimento caminhando juntos”, declarou.
Durante os cinco dias de programação, a Festa das Marocas contou com uma estrutura completa, distribuída em cinco polos: Principal, Cultural, Alternativo, Maroquinhas e Tradicional. O evento ofereceu uma diversidade de atrações para todos os públicos, desde os shows de renome nacional até atividades culturais, infantis e valorização das manifestações populares.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, a Festa das Marocas reafirma, a cada edição, seu papel como símbolo da identidade cultural de Belo Jardim e de todo o Agreste. Nesta terça-feira (8), a festa chega ao fim com a tradicional levada do Trio Asas da América e o show de Sirano e Sirino. A concentração acontece nas imediações da Ponte França Cirino, perto do Complexo Cultural da Estação Ferroviária, a partir das 16h.