Trilhos da História: Vagões chegam a Belo Jardim para integrar complexo turístico e cultural; confira

publicado: 29/12/2022 19h02,
última modificação: 29/12/2022 19h05

Projeto prevê o resgate e a valorização da antiga estação ferroviária, transformando-a em um polo cultural do município

Nesta quinta-feira (29), um importante equipamento que irá fomentar a cultura e o turismo de Belo Jardim chegou à cidade: os vagões de trem. Fruto de articulação política do prefeito Gilvandro Estrela e do deputado federal eleito, Mendonça Filho, para doação junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os vagões integram o projeto “Trilhos da História”, que visa o resgate e a valorização da antiga estação ferroviária, transformando-a em um polo cultural do município.

Os vagões passarão por reforma, incluindo uma nova pintura e roupagem. Eles ficarão fixos na estação e se tornarão mais um ponto turístico e de visitação do público. A chegada desses dois vagões fazem parte da primeira parte do projeto e eles serão conhecidos como “vagões do saber”. A ideia é utilizar uma proposta audiovisual, tendo um cinema, onde serão contadas histórias sobre a linha férrea de Belo Jardim e sua importância para o desenvolvimento econômico da região.

O prefeito Gilvandro Estrela comemorou a chegada dos vagões. “O ano de 2022 está terminando com chave de ouro! É motivo de alegria e satisfação receber esses vagões; a cultura e o turismo serão desenvolvidos e nosso povo merece locais de lazer. Belo Jardim vai se destacar entre as cidades do interior quando esses vagões forem restaurados, além disso a geração de renda vai ser alavancada”, comentou.

O equipamento ficará na antiga estação ferroviária, lugar que tem ganhado uma atenção especial da gestão. O local passou por uma requalificação e hoje abriga o Memorial Nelson Ramalho, a Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e o Espaço Cidadão Empreendedor. A praça Desembargador João Paes também está sendo reformada para transformar a região em um importante complexo para o município.

A secretária Karina Veríssimo, titular da pasta de Cultura e Turismo, comenta sobre a implantação do novo espaço. “A chegada desses vagões é uma conquista importante para a gestão e principalmente para o povo, que ganha mais um ponto de entretenimento e lazer. As ações do prefeito Gilvandro Estrela têm sido acertivas para o desenvolvimento da cidade em todos os aspectos”, finalizou.