Secretário de Assistência Social de Belo Jardim anuncia redução de quase R$ 1 milhão em folha salarial

publicado: 04/01/2021 10h46,
última modificação: 07/01/2021 16h46

Geraldo de Magela, novo secretário de Assistência Social de Belo Jardim, tomou posse nesta segunda-feira (04) e já no mesmo dia, anunciou uma redução milionária na folha salarial da pasta a partir deste ano.

Levantamentos indicam que pagamentos vinham sendo realizados para 40 servidores que não exerciam suas funções e mais 35 cargos criados sem necessidade. A remuneração mensal era de cerca de R$ 76 mil.

O valor líquido que saia dos cofres da Assistência Social de Belo Jardim e que era aplicado nessas despesas somou R$ 912 mil. Com os encargos, esse montante desperdiçado pode ter provocado um prejuízo na ordem de R$ 1 milhão para o município. Mas com a nova administração, os contratos e cargos serão reduzidos e esse valor que será economizado vai ter novo destino: “será convertido em benefícios para a população belo-jardinense. Vamos fazer um plano de ação junto à prefeitura, avaliando as necessidades mais urgentes na área social para destinar o recurso”, garantiu o secretário.

Houve, ainda, um problema para obter a senha que dá acesso ao sistema do programa do Governo Federal, o Bolsa Família, fator esse que está causando transtornos para as famílias mais carentes e dificultando o trabalho da nova gestão. Ricardo Nunes, novo diretor de programas sociais da pasta, informou que a equipe já está trabalhando para sanar a situação e que recorrerá aos órgãos competentes para solucionar o caso.

Segundo Ricardo, a equipe da secretaria precisou criar um ‘plano B’ para não deixar as famílias que dependem do programa desamparadas. “A partir de quarta-feira (06), iremos dar início ao cadastramento e atualização do programa Bolsa Família, aos que precisarem. Faremos de forma manual, com formulário próprio e quando conseguirmos acesso ao sistema, lançaremos as informações nele”, disse.