Secretárias municipais vão a Brasília em busca de recursos e investimentos para a saúde e educação de Belo Jardim

publicado: 18/11/2021 09h52,
última modificação: 18/11/2021 09h52

As secretárias municipais de Governo e Articulação Política, Joedna Souza e de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, foram a Brasília nessa terça-feira (16) com o objetivo de solicitar recursos federais para Belo Jardim. Representando o prefeito Gilvandro Estrela, Joedna apresentou pleitos e demandas da secretaria de Saúde municipal para a construção de novas unidades de saúde (UBS,s), como também financiamento para a UPA 24H.

Representando o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o assessor Leonardo Soares recebeu os pleitos com cordialidade e atenção. Já na pasta da educação, Carmen e Joedna realizaram uma visita técnica ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação e foram recebidas pelo diretor Gabriel Villar.

O objetivo da ida foi buscar alternativas para destravar recursos financeiros que estão paralisados no FNDE, em decorrência do não cumprimento de procedimentos relativos a processos de prestação de contas junto ao MEC do governo anterior. Além disso, também buscaram recursos financeiros direcionados ao Sistema Municipal de Ensino de Belo Jardim.

Dado o número de habitantes do município, as escolas municipais de Belo Jardim deveriam atender um quantitativo de alunos superior ao atual; são sequelas do descaso feito pelas gestões anteriores que deixaram como legado desafios enormes a serem superados pela atual gestão.

A prefeitura de Belo Jardim foi recebida na sede do FNDE onde o órgão repassou as orientações a serem seguidas para possibilitar o desbloqueio dos recursos. Além das secretárias municipais, esteve ainda na comitiva a secretária executiva de administração e finanças, Josilene Torres.