Secretaria informa sobre uso obrigatório de máscaras em unidades de saúde de Belo Jardim

publicado: 06/04/2023 16h07,
última modificação: 06/04/2023 16h13

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que seguirá a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que emitiu uma nota técnica no dia 5 de abril, em que recomenda a obrigatoriedade do uso de máscaras por pacientes, acompanhantes e trabalhadores da saúde em todas as unidades de saúde do estado.

Esta medida visa prevenir a propagação de doenças respiratórias, que tendem a aumentar durante o período de sazonalidade entre os meses de março e julho, quando há um aumento na circulação de vírus respiratórios, como o VSR, influenza, rinovírus, adenovírus, entre outros. A obrigatoriedade do uso de máscaras também é uma medida importante para prevenção e controle da Covid-19 em serviços de saúde, durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados.

Recomenda-se que as máscaras sejam utilizadas para acesso e permanência em todas as áreas de unidades de saúde que realizem ações de triagem e/ou prestem quaisquer tipos de assistência, incluindo ambulatórios, enfermarias, urgência/emergência, a exemplo das UBSs, Policlínica Professor Ulisses Lima, UPA 24H, Hospital Júlio Alves de Lira, Clínica de Reabilitação em Fisioterapia, Posto de Vacina Severina Parteira, Clínica Materno Infantil Conceição Moura, dentre outros serviços do município.

A SES-PE ressalta que a vigência dessa orientação será avaliada semanalmente e poderá ser alterada a qualquer momento, de acordo com o cenário epidemiológico loco-regional. A Prefeitura de Belo Jardim reforça a importância do uso de máscaras como medida preventiva contra a propagação de doenças respiratórias.