Secretaria de Juventude divulga balanço das principais ações realizadas em 2022

publicado: 06/01/2023 08h29,
última modificação: 06/01/2023 08h29

A Prefeitura de Belo Jardim divulgou nesta quinta-feira (05), o balanço das ações realizadas pela Secretaria de Juventude em 2022. A pasta realizou várias atividades com os adolescentes e jovens do município, com destaque na oferta de cursos, ações de conscientização e interação nas escolas de ensino médio e a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).

A implantação do Nuca teve o objetivo de inserir os adolescentes em discussões de temas relacionados ao exercício da cidadania, além de ser um dos pré-requisitos para a conquista do Selo Unicef. A pasta também realizou uma ação de conscientização durante a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com panfletagem e palestras nas escolas e uma campanha intensiva de conscientização sobre a importância do título de eleitor, mostrando o papel fundamental do voto para a democracia.

Nos cursos, foram disponibilizados 10 no total, subdivididos entre profissionalizantes e culturais. Neste segundo caso, os cursos realizados foram através do convênio com o Sesc Ler Belo Jardim. Em maio, a pasta realizou a campanha “Maio Amarelo”, em parceria com a Secretaria de Defesa Cidadã, Polícia Militar e Detran, conscientizando a juventude sobre os cuidados no trânsito. Buscando proporcionar profissionalização para os jovens, também foi assinado um convênio com o Sest/Senat.

No segundo semestre, foi a vez dos alunos dos cursos da área cultural mostrarem o que estavam aprendendo na Mostra de Artes da Juventude, que reuniu um grande número de pessoas para prestigiar o evento que reuniu música, teatro e literatura. Já no mês da juventude, foi realizado um circuito nas escolas oferecendo atividades de lazer e diversão para os jovens dentro das escolas.

Pelo segundo ano consecutivo, a secretaria realizou uma campanha no Setembro Amarelo, em parceria com a AEB/FBJ e o Projeto Social Viva Vinicíus, levando psicólogos para as escolas e prestando apoio aos jovens vulneráveis. A pasta também teve a conquista da sede própria, gerando uma economia de 20 mil reais anuais aos cofres públicos. A última ação de impacto realizada foram as tendas de apoio aos vestibulandos do Enem 2022, onde mais de 1400 jovens foram beneficiados.

No total, a Secretaria de Juventude realizou 39 ações nas escolas de ensino médio do município, beneficiando mais de 1000 alunos e mensalmente, a pasta atendia cerca de 670 jovens com atividades avulsas. “É gratificante proporcionar essas ações e ver que os jovens estão cada vez mais envolvidos e nos procurando. O avanço em Belo Jardim seguirá ainda mais forte agora em 2023! Já estamos nos planejando para executar muitas atividades e cursos para os nossos jovens”, finalizou a titular da secretaria, Letícia Severo.