SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INFORMA

publicado: 14/05/2020 12h28,
última modificação: 14/05/2020 12h28

Na manhã do dia (11) de maio, o Secretário de Educação e Tecnologia, o Professor Adriano Cândido, esteve reunido com representantes do Conselho Municipal de Educação – CME e integrantes da Secretaria de Educação para discutir a reorganização do Calendário Escolar no município de Belo Jardim. Na ocasião, discutiu-se o Parecer Nº 05/2020 do Conselho Nacional de Educação que autoriza a realização e contabilização de atividades remotas como horas letivas durante o período de pandemia, desde que tais atividades atinjam o mínimo de 70% de estudantes matriculados na rede ou sistema de ensino.

Vale ressaltar que o parecer respeita a autonomia de Estados e Municípios que deverão analisar a realidade de suas escolas e professores e decidir como procederão para reorganizar o calendário escolar.
“Belo Jardim possui sistema próprio de ensino e, por isso, goza de autonomia para decidir sobre a reorganização de seu calendário escolar de modo à atender à totalidade dos estudantes, por isso a decisão de como oferecer a realização de atividades nesse momento precisa ser responsável e comprometida com a coletividade. Não podemos propor uma ação para uma parte da rede e excluir outra” – afirmou o prof. Adriano.

A presidente do CME, professora Marlene, destacou a importância de se pensar estratégias que garantam a inclusão de todos os alunos atendidos pela totalidade das 59 escolas do município, do contrário os esforços teriam sido em vão. O CME se reunirá para emitir parecer acerca da reorganização do calendário escolar do município de Belo Jardim e assim que recebermos o documento daremos ciência à toda a comunidade escolar e à população de nosso município.