A 4ª fase do projeto ‘Modelo de Contratação para o Transporte Escolar’ (MCTE), que está sendo implantado em Belo Jardim, através do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi finalizada na última quarta-feira (08). Na oportunidade, foi tratado sobre o mapeamento e a caracterização da malha viária (vias de transporte), através do Transcolar, um sistema que reduz os custos de transporte através de parceria entre o estado e o município.
Essa fase tem o objetivo de informar sobre as condições dos locais onde esse transporte passará, se há ruas sem calçamento, iluminação, se é de fácil acesso, entre outros motivos que podem implicar no processo. Ao todo, são sete fases a serem alcançadas para que o projeto obtenha sucesso.
No mês de março, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação divulgou sobre a seleção Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde Belo Jardim foi escolhida como a 5ª cidade para ser implantado o MCTE. O objetivo desse projeto é utilizar esse estudo para criar um modelo a nível de estado, validando, testando e aperfeiçoando o georreferenciamento do transporte escolar do município.
O município foi escolhido por ter uma zona rural extensa, além dos três distritos que precisam desse transporte escolar, sendo eles: Serra do Vento, Xucuru e Água Fria.
“Estamos concluindo mais uma etapa do projeto hoje, referente a caracterização de rotas, que se resume à definição dos tipos de estradas e os tipos de veículos que ali transitam. Logo após, daremos início às fases finais desta excelente parceria.”, disse o técnico de infraestrutura da secretaria de educação, Abdoral Neto.
Aos motoristas interessados em participar da licitação para concorrer à vaga, o edital está programado para sair no dia 21 de julho, no site da prefeitura municipal. Uma capacitação será realizada pelo SEBRAE, onde serão abordados dois pontos: Microempreendedor Individual (MEI) e como podem dar entrada no processo licitatório para participar do processo.