Secretaria de Educação e Tecnologia promove ações em alusão ao Setembro Verde

publicado: 21/09/2021 10h24,
última modificação: 21/09/2021 10h24

A partir de hoje (21), a coordenação de inclusão e diversidade da Secretaria de Educação e Tecnologia promoverá encontros nas escolas municipais durante toda a semana, que será comemorado o Setembro Verde. Uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos e inclusão social das pessoas com deficiência.

Segundo a coordenadora de inclusão e diversidade, Sandra Regina, será um momento proveitoso, onde a missão principal é da importância a acessibilidade. “Para realizar uma semana de acessibilidade e conscientização dos direitos, a Rede Municipal de Educação está com várias ações para que todos se apropriem dos seus direitos, e assim possam ter as mesmas oportunidades.”

A primeira escola municipal que terá esse momento é a Júlio Magalhães, que vivenciará um Projeto de Leitura “Conte um conto em família com o Zé Leiturinha”, além da escola municipal Risoleta Cavalcanti, que realizará na quarta-feira (22) uma palestra sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ainda na quarta-feira, e em parceria com a Assistência Social, e Secretaria de Saúde, a Escola Nossa Senhora do Bom Conselho promoverá uma Roda de conversa com profissionais dessas três secretarias.

Esse movimento social foi criado em 1892, onde o dia 21 é o dia nacional da luta das pessoas com deficiência, e visa auxiliar as pessoas com deficiência a superar as barreiras sociais, além de alertar a sociedade em modo geral sobre a necessidade de se fazer cumprir a Lei nº 13.146, aprovada em 2015, onde diz no Art. 1º:

-É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.