Secretaria de Educação e Tecnologia entrega segunda escola municipal da gestão Gilvandro Estrela; investimento foi de R$ 1,3 milhão

publicado: 25/02/2022 11h17,
última modificação: 25/02/2022 11h51

A Secretaria de Educação e Tecnologia da Prefeitura de Belo Jardim entregou, na noite de ontem (24), a segunda escola municipal construída na gestão Gilvandro Estrela. Erguida no bairro Morada Nobre com um investimento de R$ 1,3 milhão, a Escola Municipal Professora Risoleta Cavalcanti atenderá cerca de 500 estudantes, da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Antes do corte da fita e do descerramento da placa, houve uma benção com o padre José Luiz.

Após 19 anos de fundação, a instituição de ensino já funcionou nas instalações de uma igreja evangélica, um bar e, por último, em um imóvel improvisado em no bairro. Gilvandro Estrela, ao lado do vice-prefeito, Dr. Maneco, do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, vereadores, secretários e autoridades, líderes comunitários e servidores da unidade, contou um pouco da relação pessoal dele com o Morada Nobre e o quanto o valoriza.

“Tenho uma relação pessoal com esse bairro, meu sogro tinha alguns terrenos aqui, então sempre estava pelas redondezas, acompanhei seu crescimento e suas necessidades. Por isso, estamos aqui hoje para celebrar mais uma unidade de qualidade para toda comunidade. No dia 7 de março, estarei aqui no retorno presencial das aulas, recebendo cada um que compõe a comunidade”, disse Gilvandro Estrela.

A construção da Escola Municipal Professora Risoleta Cavalcanti, a exemplo da Professora Maria Antonieta Gomes Barbosa, localizada no bairro José Barbosa Maciel (Viana e Moura da BR), foi feita em tempo recorde. Em novembro de 2021, foi assinado o termo da ordem de serviço para a obra e, após quatro meses, a escola foi entregue.

A Risoleta Cavalcanti tem capacidade para atender 500 alunos e atenderá da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto contempla seis salas de aula, refeitório, salas de professores e de coordenação, além da secretaria. Para a comunidade, foi uma conquista após tantos anos de trabalho.

A secretária de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, que também comemorou a entrega da segunda escola municipal sob a sua gestão na pasta, disse que foi um momento de gratidão e alegria concluir o projeto, pois após acompanhar anos e anos as lutas diárias dos seus estagiários para proporcionar um aprendizado digno aos alunos em um quarto ou sala de uma casa, ter a estrutura inaugurada é motivo de orgulho.

“Uma das questões que me motivou a aceitar o convite do prefeito para ser secretária foi pensar na possibilidade de começar a realizar sonhos como esse, que não seria sonho se os políticos tivessem seriedade e responsabilidades para cumprir o seu papel, se eles pensassem na educação pública como a ideal também para os filhos deles”, declarou Carmen Peixoto, informando que a nova escola já está com mais de 400 alunos matriculados.

Histórico – Em 2019, a então gestão municipal anunciou e iniciou a obra de construção da Escola Municipal Professora Risoleta Cavalcanti, mas a abandonou e ela nunca foi concluída. Ao assumir a administração municipal em 2021, engenheiros técnicos da Secretaria de Educação e Tecnologia realizaram vistorias no projeto e, no entanto, constataram que a edificação não atendia às normas de segurança, condenando toda a estrutura e determinando a elaboração de um novo planejamento.

Assim, a exemplo da Professora Maria Antonieta Gomes Barbosa, a equipe técnica utilizou um padrão construtivo diferenciado e moderno, com o objetivo de oferecer mais conforto aos alunos e professores, valorizando as instalações e permitindo melhores condições de trabalho e aprendizagem pelos estudantes.

Maria Antonieta Gomes Barbosa – A primeira escola municipal inaugurada na gestão Gilvandro Estrela foi a Professora Maria Antonieta Gomes Barbosa, localizada no bairro José Barbosa Maciel (Viana e Moura da BR), em dezembro de 2021. A prefeitura investiu R$ 3,3 milhões no projeto, que foi concluído em pouco mais de três meses e possui 12 salas de aulas, sala para a realização de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, refeitório e uma quadra poliesportiva coberta.