Secretaria de Educação convoca alunos a se matricularem para a volta às aulas de 2021

publicado: 11/02/2021 17h55,
última modificação: 11/02/2021 19h01

Uma das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Educação, foi a inicialização do monitoramento das matrículas da rede municipal de ensino. Já iniciamos o mês de fevereiro e ainda existem vagas a serem preenchidas, por essa razão estratégias foram montadas e estão sendo executadas para convidarem esses alunos a se matricularem e retornarem às escolas. Com esse levantamento o planejamento de retomada será concreto e conterá todas as informações necessárias, como o recebimento de merendas, fardamento, materiais, e todos os itens julgados necessários.

As aulas híbridas estão autorizadas a acontecer a partir de março, porém cada município com sua realidade. Em Belo Jardim são em média 9.500 estudantes distribuídos por 58 escolas da rede municipal. Onde será aplicada uma organização de acordo com cada espaço escolar, estabelecendo a princípio 30% da capacidade diária, e com aumento gradual conforme protocolos da vigilância sanitária. Tudo com segurança e responsabilidade. Além disso, os rodízios das aulas presenciais para os estudantes acontecerão, porém divididos por ano, turmas e turnos.

As escolas da zona urbana como as da zona rural terão os mesmos cuidados sanitários e de acolhida emocional e social aos estudantes. É um momento delicado de cuidados e atenção, partindo do princípio que a retomada terá uma organização e enturmação interna com base nos protocolos estipulados. É importante enfatizar o papel da família nesse processo, onde terá o dever fundamental de garantir a frequência, o aprendizado e o aproveitamento de cada momento. Além de fiscalizar a carga horária definida para o fechamento de cada ciclo de ensino, evitando abandono e repetência escolar.

As creches fazem parte da última etapa que voltará com a rotina escolar, pois existe o comprometimento de partilhar os espaços com proteção. A fragilidade dessa etapa de ensino requer um planejamento sustentado no acompanhamento diário das famílias.