Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo apresenta o levantamento das principais ações realizadas em 2022

publicado: 06/01/2023 14h52,
última modificação: 06/01/2023 14h52

Nesta sexta-feira (06), a Prefeitura de Belo Jardim apresentou o levantamento das principais ações realizadas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo em 2022. A pasta teve destaque na diretoria de Empreendedorismo com a oferta de cursos, minicursos, oficinas e consultorias para os belo-jardinenses, além do retorno da Festa das Marocas, Jardim Cultural e Arte em Serra do Vento após dois anos de pandemia, e o resgate do São João no município.

Através de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas em Pernambuco (Sebrae-PE), foram disponibilizadas várias ações como a consultoria contábil, que acontecia mensalmente; uma série de oficinas e palestras no mês da mulher e capacitações oferecidas aos empreendedores da zona rural e distritos. Como prova do trabalho efetuado, a pasta recebeu a conquista do Selo Prata de Atendimento do Sebrae e seguirá, em 2023, em busca do Selo Ouro.

Em parceria com as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, Agricultura e Meio Ambiente, foi realizado um mutirão de limpeza, conscientização e preservação na Cachoeira do Bitury, para incentivar o turismo na localidade. O Conselho Municipal de Turismo também foi reestruturado para traçar objetivos e ações do setor em Belo Jardim. A secretaria também ofereceu apoio aos munícipes que expuseram seus produtos na Fenearte e Agrinordeste, oferecendo locomoção, alimentação e ajuda em alguns trâmites legais.

Outras ações de destaque foram a realização do “Abril pra Cultura”, que deu apoio aos artistas do município que foram beneficiados com a Lei Aldir Blanc; o evento cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra, trazendo representatividade dos povos tradicionais e a iniciativa da estante literária na estação ferroviária, onde há a disposição de livros que podem ser emprestados e devolvidos, incentivando a leitura.

O ano foi finalizado com a realização da Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição, evento que mesclou com a abertura do ciclo natalino na cidade, onde aconteceu um desfile pelas principais ruas da cidade mostrando a decoração realizada. Em seguida, aconteceram apresentações de cantatas natalinas de escolas e igrejas. Para fechar o ciclo de 2022 com chave de ouro, a cidade recebeu dois vagões de trem doados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que irão compor o Polo Cultural que está sendo criado.