Secretaria de Assistência Social apresenta balanço das atividades de 2022 em Belo Jardim

publicado: 02/01/2023 15h27,
última modificação: 02/01/2023 15h30

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Assistência Social, fez um balanço das ações à frente da pasta e destacou os principais avanços em 2022 no município, onde foi criado uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no distrito de Xucuru e distribuídas 16.800 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelos CRAS na cidade e zona rural, parte destas em parceria com a Câmara de Vereadores.

Foi inaugurada a Cozinha Comunitária Antônio José do Nascimento (Pai Tota), em parceria com o “Programa Tá na Mesa PE”, do Governo do Estado, que entrega 200 refeições diárias e gratuitas, de segunda a sexta-feira, para pessoas carentes. Assim como o Núcleo de Apoio a Pessoas Idosa (NAPI), com políticas públicas para pessoas idosas que estão tendo ou tiveram seus direitos violados com equipe multidisciplinar.

Diversos serviços foram ofertados a população da zona rural em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do CRAS Itinerante; criação do Programa Casa Legalizada, após adesão ao programa Moradia Legal Pernambuco do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que busca garantir a moradia digna com emissões dos títulos de propriedades, começando pelo bairro Frei Damião.

Realização do 1° Fórum Comunitário proposto pelo selo UNICEF, com a criação do plano de ação municipal pelos direitos das crianças e dos adolescentes, e também a promoção da 10ª Semana do Bebê, uma ação intersetorial da prefeitura com o apoio do Instituto Conceição Moura. Houve o 3° Plantão Social para emissão de documentos como 2º via de Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Certidão de Casamento, sem a adesão de taxas.