Programa oferece bolsas gratuitas para formação de professores, gestores e coordenadores em Belo Jardim

publicado: 28/01/2022 11h28,
última modificação: 28/01/2022 11h28

O Programa Municipal de Formação e Capacitação de Profissionais da Educação (MPFC), vai ofertar 260 bolsas para segunda graduação ou pós-graduação de professores, gestores e coordenadores da Secretaria de Educação e Tecnologia

Em atendimento ao Plano Municipal de Educação, Lei Nº 2.255/2015, que prevê a formação em nível superior de todos os professores e professoras da educação básica em curso de licenciatura na área em que atuam, a Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB) e a Secretaria de Educação e Tecnologia fecharam um convênio que vai ofertar bolsas gratuitas para formação de professores, gestores e coordenadores em Belo Jardim.

O acordo vai disponibilizar 60 bolsas para a segunda licenciatura em Pedagogia e 200 bolsas para a pós-graduação, sendo: 50 bolsas para Psicopedagogia Institucional e Clínica; 50 bolsas para Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e 100 bolsas a serem distribuídas entre os demais cursos de pós-graduação na área de educação da AEB.

“O Programa Municipal de Formação e Capacitação de Profissionais da Educação vai estimular a oferta de cursos de licenciatura para suprir a determinação da Lei Municipal de 2015, que prevê a formação em nível superior de todos os professores e professoras da educação básica. Além disso, a parceria vai contemplar também os gestores e coordenadores educacionais do município”, explicou Mercês Costa, presidenta da AEB/FBJ.

As bolsas de 100% serão destinadas aos profissionais da educação de vínculo efetivo em atuação nas unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Belo Jardim. Já as bolsas de 50% são destinadas aos servidores de veículo temporário (contratados e comissionados).

A secretária de Educação e Tecnologia, Carmem Peixoto, destacou que em sua trajetória sempre defendeu a necessidade de estudo por parte do professor. “Este convênio com a AEB é um dos caminhos para que possamos garantir aos professores a oportunidade de investir em sua formação. Quanto mais qualificados forem nossos docentes, mais qualidade alcançamos para nossas escolas e para nossos estudantes”, disse a secretária.

O programa entra em vigor de imediato, sendo possível o ingresso na instituição no semestre 2022.1, que inicia em 09 de fevereiro. Os profissionais interessados deverão comparecer na secretaria da AEB/FBJ com a seguinte documentação: cópia dos documentos pessoais; cópia do diploma e histórico da primeira licenciatura; cópia do termo de posse; comprovante de residência e uma foto 3×4 atualizada.