Presidente da AEB/FBJ apresenta proposta de implantação dos cursos de saúde na Câmara de Vereadores

publicado: 26/12/2023 11h08,
última modificação: 26/12/2023 11h08

O presidente da Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB), Antonio Habib, participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município, na manhã desta terça-feira, dia 12. Habib apresentou aos edis, secretários municipais e à população belo-jardinense, o projeto de implantação dos novos cursos de saúde e do curso de Medicina da instituição. A audiência contou ainda com a presença do Dr. Ricardo de Carvalho, Maurílio Calvalcanti, diretor-presidente da Rede DMI e da direção acadêmica da autarquia.

Habib explanou sobre o andamento do projeto, prazos e normativas. “Pensamos concluir o projeto em 2024. Onde vamos incluir o planejamento arquitetônico de construção de um novo espaço para os cursos de saúde, com salas de aula, laboratórios de baixa e alta complexidade, consultórios, biblioteca, auditório e área administrativa, além de parcerias com hospitais locais e regionais”, garantiu.

A expectativa é que a primeira turma de Medicina seja formada no semestre 2025.1. “Tudo ocorrendo no planejamento desejado e com o apoio importante da Prefeitura de Belo Jardim, do deputado Mendonça Filho, da Câmara de Vereadores, dos secretários municipais e da população belo-jardinense, vamos conseguir implementar nossa primeira turma em 2025 e iniciar uma nova etapa na história da AEB”, disse.

Habib detalhou ainda o impacto financeiro e econômico que o curso de medicina trará para o município e a região do Agreste Central. “Belo Jardim irá se tornar um polo educacional, atraindo pessoas de todas as partes do Brasil para cursar Medicina aqui. Entretanto, um porcentagem das vagas que planejamos ofertar serão destinadas para moradores da região no entorno de Belo Jardim. Este profissional irá se formar e trabalhar aqui. Será um impacto extremamente positivo na economia da cidade, gerando emprego, renda, fomento da economia local e regional, além da qualificação da mão de obra que será ofertada para a área da saúde e dos demais cursos já existentes na instituição”, explicou.

Dr. Ricardo de Carvalho, destacou a importância das vagas destinadas para moradores da região de saúde em que Belo Jardim está localizada, apresentando um mapa detalhado sobre a distribuição desigual de profissionais por mil habitantes nas regiões do país. “Existe um grande desequilíbrio que precisa ser corrigido. Em Pernambuco, por exemplo, a capital tem 9,3 médicos por mil habitantes. Já Belo Jardim, cidade do interior, tem apenas 1,3 profissionais por mil habitantes. A disparidade não é apenas em relação a Belo Jardim, mas sobre a região e o Estado. Um curso para o interior de Pernambuco é mais que necessário, é urgente”, salientou.

Por fim, Habib agradeceu a participação de todos na audiência pública, destacando o apoio do prefeito Gilvandro Estrela e do deputado federal, Mendonça Filho, ressaltando também que para este projeto se tornar realidade, toda sociedade civil deve estar unida, independente de aspecto político. “O projeto será para benefício da população e a melhoria da educação, qualidade de vida e da economia local e regional”, pontuou.