Prefeitura se reúne com representantes do Grupo Moura e debate implantação de programa sobre encadeamento produtivo

publicado: 11/02/2022 18h06,
última modificação: 11/02/2022 18h06

Representantes da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo, da Prefeitura de Belo Jardim, se reuniram com representantes do Grupo Moura e debateram sobre um programa de qualificação de fornecedores em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE).

“A ideia é qualificar fornecedores locais ou da região para atender as grandes empresas da cidade. Tivemos essa primeira reunião com o Grupo Moura e, na próxima semana, teremos outra com representantes da Palmeiron, junto com a Moura. Também convidamos o Grupo Natto para participar e elaborar um projeto que atenda as grandes empresas de Belo Jardim”, explicou a secretária de Cultura, Cândida Moreira.

O objetivo é implantar a metodologia de encadeamento produtivo, que tem como estratégia aumentar a competitividade, cooperação e competências tecnológicas e de gestão das empresas. O programa acontece com empresas consolidadas e interessadas em otimizar seus resultados.

O modelo é desenvolvido e feito por um mapeamento das demandas de bens e serviços da empresa, no qual são localizadas as pequenas empresas com potencial que podem atendê-las. Em seguida, são identificados aspectos de competitividade nos negócios apontando o que falta para que eles alcancem os requisitos da grande empresa.

Depois desse diagnóstico, são elaborados planos de ação personalizados para que os pequenos negócios possam acessar essas oportunidades. Esses planos envolvem cursos e consultorias personalizados, certificações e inovação, a forma de novas tecnologias e métodos de gestão. O Espaço Cidadão Empreendedor de Belo Jardim, em parceria com o Sebrae-PE, irá acompanhar o trabalho de perto até que os objetivos sejam alcançados.

A integração com as grandes empresas traz ganhos de produtividade e mercado para os pequenos, e aumenta a competitividade de todo o sistema. O encadeamento produtivo já aproximou mais de 240 grandes e médias empresas de diversos setores a mais de 70 mil pequenos negócios por todo o país, de acordo com o Sebrae Nacional.

Além disso, contribuiu para a geração de mais de 40 mil empregos e para a sustentabilidade. Cada real investido nas parcerias gerou R$ 32 em novos negócios e fez com que o investimento de cerca de R$ 200 milhões se transformasse em quase R$ 7 bilhões movimentados em várias atividades econômicas.

“O objetivo é criar um banco de fornecedores aqui no município, que possa atender toda a região ou todo o estado”, afirmou Cândida Moreira. A segunda reunião acontecerá na próxima quinta-feira (17), no Espaço Cidadão Empreendedor, localizado na Avenida Deputado José Mendonça, nº 259, em frente ao prédio da prefeitura.