Eleição dos membros foi adiada para o dia 09 de novembro
Na última terça-feira (20), aconteceu uma reunião com a classe artística e cultural de Belo Jardim. Inicialmente, aconteceria a votação para o Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Jardim. No entanto, após articulações da classe com a gestão municipal pedindo um prazo maior para a organização da candidatura dos artistas, foi acordado que a eleição, impreterivelmente, ocorrerá no dia 9 de janeiro de 2023.
A formação do Conselho Municipal de Política Cultural tem o objetivo de propor, analisar, sugerir, colaborar, fiscalizar e acompanhar as ações culturais, planejadas e desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, de acordo com a Lei 3.382/2021.
Na eleição, será decidido os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário e designação dos demais membros. O conselho será formado por 14 membros titulares, sendo sete representantes do poder público e os outros sete representantes da sociedade civil. O mandato dos membros do conselho terá duração de quatro anos, enquanto do presidente do conselho durará dois anos.
Os sete membros do poder público serão das secretarias de Cultura, Turismo e Empreendedorismo; Educação; Assistência Social; Gestão Pública e Juventude. Já os outros sete membros da sociedade civil serão dos setores de música; artes cênicas; literatura, livro, leitura e biblioteca; cultura popular-tradicional indígena, afro-brasileira, cigana e povos de outras etnias culturais; artes visuais e digitais; patrimônio cultural e audiovisual.