Prefeitura pede conscientização da população sobre lixo e metralhas nas ruas

publicado: 25/02/2021 11h34,
última modificação: 25/02/2021 11h37

A prefeitura municipal de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Obras), solicita à população de Belo Jardim que colabore com a limpeza urbana do município. A conscientização do cidadão é de suma importância para que todo o trabalho que foi realizado até agora seja conservado. “Temos feito nossa parte em busca de uma cidade que atraia pessoas e que proporcione qualidade de vida para o nosso povo, mas precisamos da colaboração de toda a população”, disse o prefeito Gilvandro.

Alguns pontos devem ser levados em consideração para que essa ação de limpeza ocorra de maneira eficaz e eficiente. De acordo com o código de obras e instalações de Belo Jardim (Lei Municipal 2103/2013), é de responsabilidade do morador, gerador do entulho (metralha), a sua remoção através do aluguel de um Papa Metralha. A Prefeitura, em cumprimento da lei, irá notificar o proprietário sobre a situação, dando-lhe um prazo para a readequação. Em descumprimento, a ação poderá acarretar multa.

Além disso, a Secretaria pede a colaboração da população para colocar o lixo residencial fora de casa próximo ao horário em que a equipe da limpeza pública passa para recolher, evitando assim que animais rasguem as bolsas de lixo e sujem as ruas novamente. Outro ponto que vale salientar é sobre o canal do Bitury, ao qual a pasta orienta a população para não jogar lixo no local. Acontecendo, o responsável estará suscetível a multa, de acordo com a lei municipal.

O programa Cidade Limpa, gerenciado pela Secretaria de Obras, deu o pontapé às ações da gestão municipal atual e continua trabalhando intensamente, mudando para melhor o visual de Belo Jardim, sua condição sanitária e o bem-estar dos munícipes. Na área urbana, nos distritos e na zona rural, a Prefeitura Municipal, pelo Mutirão Cidade Limpa já removeu aproximadamente 1.143 toneladas de lixo e entulho.

Com atividades de varrição, poda de árvores, pintura de meio-fio, recolhimento de lixo, retirada de entulhos e outros reparos, os bairros vêm sendo contemplados. Os três distritos serão sendo atendidos e a zona rural, como Vila Nova, recebeu e equipe de serviços, que realizou troca de lâmpadas em vias públicas. O Euno Andrade da Silva (Viana & Moura da Faculdade) e José Barbosa Maciel (Viana e Moura da BR), tem os serviços de varrição e catação intensificados, como também o pátio da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB).