Prefeitura entrega chaves a mais dez famílias do residencial Vila Bela I e firma compromisso para garantir direitos sociais à comunidade

publicado: 18/03/2022 08h23,
última modificação: 18/03/2022 08h23

Reunião também apresentou decreto que constitui Grupo Intermunicipal do Poder Público para desenvolver um trabalho participativo e intersetorial

Mais dez famílias realizaram o sonho da casa própria em Belo Jardim. Ontem (16), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, entregou as chaves aos novos beneficiários, que também assinaram o contrato e receberam orientações quanto ao acordo firmado junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e o uso correto do patrimônio.

Antes da entrega oficial das chaves, foi realizada uma reunião entre a equipe do Programa Casa Verde e Amarela e os representantes do Grupo Intermunicipal do Poder Público (GIPP), que é composto por representantes das secretarias municipais da Prefeitura de Belo Jardim.

Na ocasião, foi apresentado o decreto que constitui o GIPP, bem como suas atribuições para firmar um compromisso de trabalho participativo, intersetorial, na perspectiva de garantir os direitos sociais aos beneficiários do residencial Vila Bela I.

“O GIPP serve como instrumento de fiscalização, articulação e operacionalização das atividades, através das secretarias municipais, responsáveis pelas políticas públicas necessárias a assegurar condições de moradia e garantir os direitos sociais de habitabilidade no projeto habitacional”, explicou a coordenadora do Projeto Técnico Social, Mauricea Muniz.

Estiveram presentes representantes das secretarias de Assistência Social, Infraestrutura e Urbanismo, Políticas Públicas para a Mulher, Juventude e Trabalho, Cultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Educação e Tecnologia, Saúde e Gestão Pública. Ficou definido que os encontros serão realizados uma vez por mês a fim de dar seguimento aos planos de ação de cada pasta, junto com a coordenação do projeto técnico social e sua equipe.

Residencial – As casas do conjunto habitacional Vila Bela I são compostas por dois quartos, banheiro, sala e cozinha. As moradias foram entregues à população em novembro de 2021, numa tarde histórica para a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Caixa Econômica Federal e a construtora J3 Incorporação.

Naquela ocasião 282 beneficiários foram aprovados e receberam as chaves. Ontem, 10 novas chaves foram entregues e restam apenas oito que ainda estão em análise por parte da Caixa Econômica, totalizando 300 casas no residencial Vila Bela I.