Prefeitura de Belo Jardim se reúne para alinhar projetos do complexo turístico e cultural da Estação Cultura Nelson Ramalho

publicado: 03/02/2023 13h35,
última modificação: 03/02/2023 13h37

Na quinta-feira (02), a Prefeitura de Belo Jardim fez uma reunião para alinhar os projetos que serão executados pela Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo (Seculte) em 2023. Os projetos são referentes ao complexo turístico e cultural da Estação da Cultura Nelson Ramalho, local que hoje abriga a Secretaria de Cultura, o Espaço Cidadão Empreendedor e os vagões de trem, recentemente chegados à cidade.

Estiveram presentes o secretário da pasta, Victor Maciel; os diretores de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Flávio Passos, Janaína Ferreira e Karla Cybele, respectivamente; os servidores da Seculte, Amaro Neto, Alexsia Morenato e Valdijane Moraes; a presidente da AEB/FBJ, Mercês Costa; a diretora e vice-diretora da AEB/FBJ, Lindhiane Costa e Jussiara Carneiro; e a arquiteta e pesquisadora, Telma Barros.

Na oportunidade, foi discutido o “Projeto Via Verde”, importante iniciativa urbanística para o município. O projeto Via Verde é dividido em três etapas, são elas: Trilhos da História, importante projeto que trará a memória ferroviária de Belo Jardim; o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho (já em fase de conclusão), importante equipamento turístico e cultural de nosso município; e por fim, a etapa Via Verde, onde serão ligados pontos do município, através de uma via urbana histórica e paisagística, melhorando a mobilidade e qualidade de vida da população.

Segundo a presidente da AEB/fBJ, Mercês Costa “é um projeto grandioso que ficará marcado na história de Belo Jardim”, sendo de grande relevância para a cultura, turismo e urbanismo do município”, acrescentou o secretário da pasta, Victor Maciel. Para o diretor de Cultura, Flávio Passos, trata-se de um projeto de extrema importância para a cultura do nosso município. “Acredito que a cultura é a identidade e memória de um povo, e esse projeto vai trazer à memória fatos importantes”, afirmou.

“Será uma grande contribuição para o turismo em nosso município, um projeto muito sonhado pela saudosa Dona Conceição Moura, que foi adaptado e será realizado na excelente gestão do prefeito Gilvandro Estrela”, concluiu Janaina Ferreira, diretora de Turismo.