Prefeitura de Belo Jardim reinaugura creche com mais 50 novas vagas em Xucuru

publicado: 02/05/2022 17h53,
última modificação: 04/05/2022 09h43

Nova estrutura conta agora com cinco salas, área de convivência, secretaria e três banheiros; funcionamento começa no dia 9 com retorno presencial das aulas

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Educação e Tecnologia (Setec) entregou, neste domingo (1º) a nova estrutura da Creche Anjos do Saber, localizada no distrito de Xucuru. Com a modernização, a unidade aumentou o número de vagas em 50 e passará a atender, ao todo, 130 crianças já matriculadas. A creche passa a funcionar a partir do próximo dia 9, assim como as demais da rede municipal, no retorno das atividades de forma presencial.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, disse que a melhoria da creche era uma demanda antiga da população e que o novo espaço é uma garantia aos pais e responsáveis de um ambiente apropriado e adequado para deixarem os seus filhos. Ele destacou o empenho da pasta para atender a comunidade.

“É mais uma meta que o nosso governo cumpre sempre olhando com carinho para as crianças e adolescentes, querendo proporcionar-lhes o que há de melhor, principalmente uma educação de qualidade, com um ambiente adequado e seguro. Ainda faremos muito mais”, disse Gilvandro.

Segundo a Setec, a ampliação foi feita com recursos próprios do município e é parte de um cronograma de requalificações e construções. A creche possui agora cinco salas, uma secretaria, um fraldário, um depósito geral, um depósito de merenda, uma cozinha, três banheiros (dois para as crianças e um para os funcionários) e uma área externa.

A secretária de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, pontuou que a creche ganhará do Instituto Conceição Moura, nos próximos dias, uma brinquedoteca e um ateliê criativo. “Além de novas instalações e condições melhores de atendimento, o Instituto Conceição Moura se prontificou a criar mais um espaço amplo, bem equipado e lúdico, com brinquedos, livros e materiais de uso criativo para que as crianças possam aprender de forma leve e divertida”, ressaltou.

O secretário-executivo de Infraestrutura e Logística, Rafael Lopes, explicou que a obra de ampliação e modernização da creche foi feita baseada nas determinações do Ministério da Educação (MEC). “A situação da creche era preocupante. O telhado estava em ruínas e poderia desabar a qualquer momento, colocando em risco a vida das crianças e dos servidores. Com isso, ampliamos com a construção de duas novas salas, rampas de acessibilidade, revestimento cerâmico, reparos no telhado e ampliação da coberta nas áreas de circulação”, detalhou.

Além de recursos próprios, a obra também contou com repasses do Programa Dinheiro Direto na Escola – Estrutura (PDDE), que permite suprir a necessidade de infraestrutura dos ambientes escolares, complementado com recursos próprios. Os recursos do programa são transferidos conforme o número de alunos e baseados no censo escolar do ano anterior ao do repasse.