Prefeitura de Belo Jardim recebe reconhecimento do Selo UNICEF por cumprimento de metas

publicado: 05/04/2024 11h47,
última modificação: 08/04/2024 12h01

Belo Jardim comemora mais uma conquista importante no âmbito da proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. A prefeitura, por meio da equipe do Selo UNICEF, anunciou a inclusão do município na lista de cidades que cumpriram os requisitos para receber o selo “Carimba que é Top”.

Esse reconhecimento foi possível devido ao esforço da gestão municipal em atender uma série de exigências para obtenção do selo dentro do prazo estabelecido, tais como: realização da reunião entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e a Comissão Intersetorial do Selo para avaliação dos indicadores; comprovação da implementação da Lei da Escuta Protegida, conforme previsto na Lei 13.431/2017; e comprovação da implementação do Plano Municipal da Primeira Infância, entre outras ações.

O registro da avaliação dos indicadores de impacto social em 2023 do Selo UNICEF destaca os avanços em Belo Jardim em comparação com anos anteriores. O percentual de crianças vacinadas aumentou para 69,24%, representando um incremento de 9,24% em relação a 2020. O abandono escolar diminuiu significativamente para 0,81%, uma queda de 1,99% desde 2019. Houve uma redução na taxa de mortalidade infantil para 13,5%, uma diminuição de 1,5% em relação a 2019.

O acesso à água e saneamento nas escolas municipais aumentou para 90%, um aumento de 32% desde 2020. A matrícula no ensino médio aumentou para 53%, representou um crescimento de 1% desde 2020. Além disso, o número de famílias atendidas pelo PAIF cresceu para 199 por mês, um aumento de 39 famílias por mês desde 2019.

“É muito satisfatório para o município receber esse reconhecimento do Selo UNICEF. Isso demonstra o empenho e a dedicação de nossa equipe em cumprir as metas estabelecidas e garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Vamos seguir promovendo políticas públicas para o bem e a proteção dos nossos jovens”, garantiu o prefeito Gilvandro Estrela.