Prefeitura de Belo Jardim realizou a Passeata “Consciência tem cor?” na Avenida Deputado José Mendonça

publicado: 18/11/2022 19h07,
última modificação: 18/11/2022 19h12

O mês de novembro é dedicado a Consciência Negra, por esta razão, nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia (Seteec), por meio da Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade, realizou uma passeata em alusão ao “Dia da Consciência Negra”, com o tema “Consciência tem cor?”. A data faz parte do calendário oficial brasileiro desde 2011, quando a Lei 12.519 instituiu o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A saída aconteceu em frente a Escola Professor Donino, no qual seguiu pela Avenida Deputado José Mendonça, finalizando na Praça da Conceição, em média 150 pessoas participaram da ação.

Durante anos, os escravos sofreram com a escravidão, e essa foi uma forma que encontraram para trazer a reflexão para a sociedade sobre a importância dos negros na construção do país, além de celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, um líder quilombola que fez muito pela libertação dos escravos.

Ao chegarem a prefeitura fizeram uma parada, na qual houve apresentações de dança, jogos de capoeira, além de serem feitos relatos sobre o tema.

Estiveram participando da passeata o Prefeito Gilvandro Estrela, a Secretária de Educação Carmen Peixoto, Vereadores do município, professores, coordenadores, gestores e alunos das Escolas Municipais: Batista, João Paulo I, Centro de Excelência Municipal (CEM), Escola de Tempo Integral Dulce Ramos, Maria Antonieta, Professor Antenor Vieira de Melo, Marcionila Alves, Sebastião Cabral, Escola Municipal Sebastião José, Campo João Bezerra Filho, Vereador Joaquim Medeiros, Tenente João Cordeiro, Comunidade Barro Branco, também participou a escola da rede estadual, Professor Donino.