Prefeitura de Belo Jardim realiza solenidade da primeira turma da Guarda Civil Municipal

publicado: 25/10/2024 14h27,
última modificação: 25/10/2024 14h27

Prefeitura de Belo Jardim realiza solenidade da primeira turma da Guarda Civil Municipal
O nome da primeira turma da Guarda Civil é uma homenagem ao ex-servidor da Sedec que foi vítima de um acidente automobilístico em abril

Na tarde dessa quarta-feira (23), no Hotel Lacazzona, aconteceu o evento de solenidade de encerramento da 1ª turma da Guarda Civil Municipal, que leva o nome do ex-servidor da Sedec Pedro Alexandre dos Santos Freitas, em homenagem póstuma. Na ocasião, foram entregues 43 certificados aos formandos do curso.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela; o juiz de direito, Dr. Douglas; o delegado municipal, Dr. Alyson; o delegado regional, Dr. Marcelo; o comandante do 15° BPM, tenente-coronel Leoni; o comandante da Guarda de Camaragibe, Clóvis Gomes; o secretário de Segurança de Camaragibe e presidente do CONSEMS Coronel Rossini; o secretário executivo da SEDEC, coronel Robério; o representante do comandante da 10ª Cia, capitão Vasconcelos; o representante do Corpo de Bombeiros, tenente Helmiton; o presidente da Câmara, Zé Gury; a representante da IGEDUC, Andréa; o secretário de Defesa Cidadã, coronel Fábio Souza; além de outros secretários municipais e da família do homenageado.

“A gente, como banca, sabe como é corrido, cansativo, uma luta diária de cada um de vocês no estudo e na preparação, na busca de informações. A gente sabe que a luta continua. Enquanto o sonho continua, as responsabilidades, o trabalho e a família também. Parabéns a cada um de vocês”, disse a representante da IGDUC, Andréia.

A principal função do guarda civil municipal é preservar a ordem e a segurança pública em âmbito municipal. Ou seja, no dia a dia, eles têm a responsabilidade de zelar pelo patrimônio público e carregam o poder atrelado a essa tarefa, além de garantir a segurança dos cidadãos, prevenindo e combatendo atos ilícitos. A conclusão do curso contou com 43 formandos que passaram por quatro meses de preparação.

“Hoje é um dia especial para todos nós, principalmente para vocês, formandos, que estão realizando mais uma etapa importante. Foi uma missão árdua, quatro meses de muito esforço e determinação de cada um de vocês. Belo Jardim só tem a ganhar com profissionais capacitados como vocês. Parabéns”, afirmou o secretário de Defesa Cidadã, Fábio Souza.

Logo após a solenidade, foi realizada uma palestra com o secretário de Segurança de Camaragibe, coronel Rossine, que abordou o tema “O Papel da Guarda Municipal na Política Nacional de Segurança Pública”, destacando o papel da Guarda e como prestar um serviço eficaz para a população.

“Sou de Maceió, Alagoas. Hoje é um dia de alegria. A conclusão do curso aqui em Belo Jardim foi de nível elevado, com preparação de quatro meses e treinamento prático excelente. Hoje estamos aptos para servir. Estamos prontos e preparados para servir a população de Belo Jardim”, disse um dos estudantes aprovados, Rafael Brandão.

“Aqui é um sonho meu trazer a Guarda Municipal para nossa cidade. Primeiro, parabenizo a cada um de vocês que se esforçaram, estudaram e tiveram força de vontade e determinação. Espero que cada um de vocês sirva com amor à nossa cidade, trabalhando e cuidando das pessoas”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.

Sobre o homenageado – Pedro Alexandre dos Santos Freitas nasceu em 31/08/1983, filho de José Cícero de Freitas (in memoriam) e Cecília Maria dos Santos Freitas.

Formando no IFPE Campus Belo Jardim, se formou em Técnico em Agropecuária. Ainda na vida estudantil, também fez o curso técnico de Segurança do Trabalho e de vigilante. No serviço público, Pedro iniciou sua trajetória na antiga Belotran (hoje Sedec), onde fez grandes amigos, trabalhou com amor, respeito, companheirismo e responsabilidade, ofertando o que tinha de melhor ao povo belo-jardinense.

Pedro faleceu no dia 17 de abril deste ano, aos 40 anos de idade, vítima de um acidente automobilístico na zona rural de Belo Jardim, mas deixou um legado de responsabilidade, companheirismo e amor pela cidade.