Prefeitura de Belo Jardim realiza Semana de Formação com profissionais da Educação Integral

publicado: 27/02/2024 15h39,
última modificação: 27/02/2024 15h39

Cerca de 130 pessoas participaram da Semana Formativa com muito aprendizado

Reforçando o compromisso com a educação de Belo Jardim, a gestão Gilvandro Estrela realizou, entre os dias 19 e 23 desse mês, a Semana de Formação do Modelo da Escola da Escolha com professores, coordenadores, gestores e toda equipe escolar da Rede de Ensino Integral do município. Durante o encontro, idealizado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), através do financiador social Instituto Conceição Moura (ICM), aconteceram palestras, rodas de conversa, debates e toda uma programação voltada para o aperfeiçoamento desses profissionais.

As equipes escolares participaram da semana de atividades deste modelo integrado com o “Modelo de Gestão” e o “Modelo Pedagógico com conteúdos inovadores”. “A TGE – Tecnologia de Gestão Educacional dispõe de instrumentos para proporcionar o planejamento e a operacionalização do Modelo da Escola da Escolha. E o Programa Florescer contribuiu durante essa semana com o conhecimento de todos os servidores que compõem a equipe escolar dessas unidades de ensino”, destacou a gerente do Programa de Educação Integral Florescer, Jaqueline Genuino.

Durante a Semana de Formação da Escola da Escolha, os profissionais vivenciaram os eixos formativos: Formação Acadêmica de Excelência, Formação para o Projeto de Vida, Formação de Competências para o Século XXI, Metodologias de Êxito e diversos princípios educativos que contribuem para o sucesso do Ensino Integral em Belo Jardim.

“Esse momento veio agregar conhecimentos, trazer novas práticas e novas metodologias, que são o intuito da escola integral no município, fazendo com que a gente pense uma escola diferente para além dos muros das unidades”, disse o coordenador Pedagógico, Anderson Amorim.

No último dia de formação, uma cerimônia de entrega da Cápsula dos Sonhos foi realizada para todos os profissionais das quatro escolas de Educação Integral: A Escola Municipal de Educação Integral Professora Dulce Ramos, no bairro Bom Conselho; Escola Municipal de Educação Integral Antenor Vieira de Melo, no bairro Santo Antônio; Escola Municipal de Educação Integral Castelinho, no bairro São Pedro e Escola Municipal de Educação Integral Luiza Leopoldina Lopes, no distrito de Xucuru.

“A importância de começarmos 2024 dando o pontapé no ano letivo das escolas integrais com as formações nos faz entender a importância dos estudos dos cadernos. A escola integral tem um programa específico no município e estar junto, compartilhando esses momentos com os professores das outras EMEI’s, nos deixa totalmente entusiasmados para começar mais um ano letivo. A Educação Integral em Belo Jardim é um sonho que se tornou realidade para mudar a educação da cidade”, enfatizou o professor de Matemática dos Anos Finais da EMEI Dulce Ramos, Alberison Gomes Ferreira.