Prefeitura de Belo Jardim realiza evento cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra no próximo domingo (27); confira

publicado: 21/11/2022 13h19,
última modificação: 21/11/2022 13h27

Gestão proporcionará aos belo-jardinenses apresentações culturais, venda de comidas típicas afro-brasileiras e feira de artesanato

No próximo domingo (27), a Prefeitura de Belo Jardim através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo (Seculte), fará um evento cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra, data de extrema importância no calendário brasileiro para combater o racismo e todas as formas de discriminação raciais. A pasta proporcionará aos belo-jardinenses apresentações culturais, venda de comidas típicas afro-brasileiras e feira de artesanato.

Por se tratar da cultura afro e da ancestralidade, a prefeitura irá homenagear o Babalaow Ifá bomin, conhecido como Pai Tota (in memoriam). Ele abriu a primeira casa de axé em Belo Jardim, o “Ilê Axé Oya Ogumtô”, que está prestes a completar 50 anos de tradição. Pai Tota veio à óbito no último dia 31, deixando um grande legado de força e resistência. A programação inicia às 16h, na Praça Pe Cícero, com o cortejo do Boi da Gente, saindo da Praça do Padre Cícero, até o Calçadão da Praça dos Motoristas, onde já estará acontecendo a feira de artesanato.

A Associação Vida Jovem de Capoeira e o Grupo de Dança do Quilombo Barro Branco, também estão na grade da programação. As atividades serão encerradas às 20h, com uma homenagem a Pai Tota. “Esse encontro fomenta a cultura, o empreendedorismo e o turismo e temos certeza que será um sucesso. Convidamos todos os belo-jardinenses a participarem”, afirmou a titular da pasta, Karina Veríssimo.