Prefeitura de Belo Jardim realiza café solidário das Marocas na Casa de Acolhimento; confira

publicado: 09/07/2021 09h44,
última modificação: 18/08/2021 12h51

Dando continuidade às comemorações relativas à 52ª edição da festa das Marocas, a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo promoveu, em parceria com a secretaria de Assistência Social, nessa quinta-feira (08), um café da manhã solidário na Casa de Acolhimento Municipal, em resgate ao costume de outrora.

Tradicionalmente, o café solidário era realizado sempre às quintas-feiras com “acorda povo”, onde grupo de blocos e bandas de pífanos tocavam perto do amanhecer, acordando as pessoas, e as reuniam para tomar o café com alimentos tipicamente juninos.

Todos se confraternizavam no mesmo momento, esquentando os corações e os pés, com muito forró, animação e integração social onde não se diferenciavam as classes e todos brincavam de maneira igualitária.

Por conta da pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19, o ambiente escolhido para marcar simbolicamente a data foi a Casa de Apoio, onde tem pessoas em situação de rua e elas estavam ali como personagens principais, substituindo o grande povão, que se congregava sem distinção. Além do que, o espaço de caráter humanista e solidário, expressa a verdadeira essência do café da Marocas.

Além dos moradores e funcionários da casa, estiveram presentes o prefeito Gilvandro Estrela; a secretária da pasta, Maria Cândida Moreira; a primeira-dama, Márcia Feitosa; a secretária de Governo, Joedna Souza; o secretário de Assistência Social, Geraldo Magela e o presidente da câmara de vereadores, Zé Lopes.