Prefeitura de Belo Jardim reabre Parque do Bambu para os moradores da cidade e visitantes

publicado: 04/02/2023 14h08,
última modificação: 04/02/2023 14h08

Um importante espaço de turismo, entretenimento, lazer e práticas esportivas, foi entregue à população belo-jardinense nesta sexta-feira (3): o Parque Janelas para o Rio, popularmente conhecido como Parque do Bambu. O local tem 3,6 hectares subdivididos entre equipamentos de lazer e preservação ambiental e é um espaço ideal para famílias, crianças, jovens e idosos se divertirem, sendo um ponto de encontro para o povo de Belo Jardim se confraternizar.

O prefeito Gilvandro Estrela, expressou a sua felicidade. “É motivo de alegria e satisfação estar com vocês nesse momento, abrindo o parque para o povo da minha querida Belo Jardim. Peço a vocês que cuidem e zelem por esse lugar. Todos estão vendo como ele está lindo. Tem muitas árvores, muito verde, todos os equipamentos são novos; mantê-lo assim é um dever de todos nós. Aproveitem esse espaço e usufruam com consciência, preservando o meio ambiente e o patrimônio público”, afirmou.

O local foi reformado pelo Governo do Estado através de um projeto desenvolvido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Compesa e Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e a prefeitura assinou o termo de recebimento no final de 2022. Desde o recebimento, as secretarias de Meio Ambiente e Defesa Cidadã, assim como a diretoria de Esportes, passaram a abrigar o parque para cuidar da segurança, da preservação do meio ambiente e incentivo de práticas esportivas.

A segurança do local já está sendo feita. O espaço tem vigilância armada 24 horas feita pelos policiais veteranos da Secretaria de Defesa Cidadã e o 15º BPM que reforçará a segurança pública do local, inclusive no horário noturno. Também serão instaladas câmeras de segurança com infravermelho, cerca elétrica e concertinas. A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo também terá um papel importante no parque; os servidores ficarão responsáveis pela manutenção do local, deixando o local sempre limpo, preservando o paisagismo e garantindo bem-estar aos munícipes e visitantes do espaço.

Com a reforma foram plantadas cerca de 1400 árvores que são fundamentais para absorção de gás carbônico atmosférico, além de auxiliar na recomposição da biodiversidade. A estrutura dispõe de passeios (calçadas); praça de convivência; pátio multiuso; pista de cooper; playground infantil; portaria; bloco administrativo e de educação; quiosque, sanitários, central de resíduos; sinalização e iluminação pública em LED. O parque funcionará todos os dias, das 5h às 20h.