Prefeitura de Belo Jardim reabre Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho e entrega certificados de Memória Viva a entidades culturais do município, na próxima quinta-feira (16)

publicado: 14/12/2021 18h13,
última modificação: 14/12/2021 18h14

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo, vai reabrir o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho, na próxima quinta-feira (16), às 17h. Na solenidade de reabertura, haverá a entrega dos certificados de Memória Viva referentes ao edital nº 001 da Lei Adir Blanc 2021. Também será lançado o Programa de Turismo “Bora Pernambucar”.

O Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho esteve fechado durante alguns meses para reestruturação do ambiente. O equipamento cultural é uma fonte histórica de Belo Jardim e apresenta um rico e variado acervo formado por artes plásticas, pinturas e imagens. No local, também existe a exposição da história da própria estação através de fotografias e de algumas peças dos funcionários, inclusive do próprio Nelson Ramalho, antigo chefe da estação.

O evento terá como ponto principal a entrega dos certificados de Memória Viva, no qual 25 entidades culturais e pessoas físicas que fazem parte da história cultural de Belo Jardim receberão o reconhecimento das mãos do prefeito Gilvandro Estrela. Além do documento, cada agraciado receberá um prêmio de R$ 5 mil que será depositado na conta bancária dos 25 contemplados, no decorrer da próxima semana, totalizando R$ 125 mil injetados na cultura local.

O diretor de Cultura, Roberto Vasconcelos, fala sobre a importância desse reconhecimento inédito a personalidades históricas do município que contribuíram para a cultura e as artes. “Pela primeira vez na história do município, Belo Jardim reconhece as 25 primeiras memórias vivas da cidade, personalidades culturais que estão recebendo um reconhecimento digno por suas contribuições na cultura da cidade. É um marco para a gestão Gilvandro Estrela”, afirmou.

Na solenidade, também será lançado o Programa de Turismo “Bora Pernambucar”, em parceria com o Governo do Estado. O projeto tem buscado fortalecer o turismo em todo o estado e levado as belezas de Pernambuco por toda parte. Será disponibilizado o Passaporte de Pernambuco, ferramenta que as pessoas poderão carimbar à medida que conhecerem pontos turísticos e tradicionais das cidades cadastradas.

A diretora de Turismo, Janaína Ferreira, destaca a importância desse momento para o município. “Hoje, Belo Jardim faz parte desse grande projeto e terá a oportunidade de mostrar as nossas belezas, fortalecer o turismo e fazer com que a cidade tenha, de fato, um destaque e representatividade com todo potencial turístico que temos”, afirmou. A solenidade será finalizada com apresentações artísticas de música, poesias, versos e da roda de capoeira de Zé do Bola.